É uma técnica de exploração do corpo para que esse se torne mais eficiente. É uma atividade física que explora movimentos rápidos,e certeiros, que imitam uma situação de fuga e está ligado à superação de obstáculos em qualquer ambiente. Foi desenvolvido no final dos anos 1980 na frança como um método de treinamento, então, que permitisse ao praticante ultrapassar barreiras somente com o desempenho de seu corpo.
Deriva
É uma prática que parte da psicogeografia, que estuda os reflexos do meio urbano no psicológico do indivíduo. Consiste em se lançar em uma rota indefinida, deixando com que o meio urbano o leve a fazer escolhas ao "acaso". Foi criada pelo pensador Guy Debord em 1958 e publicada na Revista Internacional Situacionista e considera que o meio em que vivemos é motivador da deriva e interfere nas escolhas e caminhos que são tomados.
Flaneur
Do Francês flâneur, que significa "errante", "vadio" "caminhante" ou "observador", o termo então remete ao ato de caminhar, vagar pela cidade a observando. É andar entendendo e aprendendo com a cidade, sendo detetive do espaço. O meio urbano é foco de análise, de observação a partir de quem é considerado um flaneur.
Rolezinhos
Sendo um neologismo a partir da gíria brasileira "rolé", os rolezinhos são encontros simultâneos de centenas de pessoas em certos lugares públicos, marcados quase sempre pela internet. Se iniciaram a partir de 2013 e se caracterizam por seus integrantes serem jovens de classes mais baixas que usam dese tipo de manifestação para alcançar direitos de pertencer a certos espaços. Por isso, os lugares escolhidos são frequentados majoritariamente por pessoas de classe média e alta.
Flash Mob
São encontros previamente marcados de pessoas que se reúnem para fazer uma ação inesperada em certo local. Eles são marcados em sua maioria através das redes sociais e não são noticiadas para quem não participará, sendo um elemento surpresa no espaço. São marcados por serem apresentações de dança, por essa ser uma de suas manifestações mais conhecidas e famosas.
Skateboarding
O skate se caracteriza por ser um esporte onde o participante explora o espaço de maneiras diferenciadas, a partir de uma experiência sobre rodas. Sua percepção e consequentemente seus reflexos mudam, por ser um esporte de superação de obstáculos urbanos, logo, a forma de se apropriar da cidade se altera.
Nenhum comentário:
Postar um comentário