domingo, 20 de agosto de 2017

A moda e a arquitetura

     A moda, assim como a arquitetura, é um meio de expressão em que o indivíduo se envolve para assim obter o seu manto perante a sociedade e, consequentemente, expressar seu ser através desse meio. Porém, se desprendendo dessa ideia, em ambas as áreas, algumas vezes, o objetivo final de uma atuação é simplesmente uma forma de promover uma interação na sociedade em si, fugindo assim da individualização do ser. Tanto a moda quanto a arquitetura promovem formas de segregação na sociedade, seja ela por meio de fácil ou difícil acesso, seja por simplesmente impor padrões a serem seguidos.
     Mesmo sendo campos bastante parecidos e segregatórios, a arquitetura acaba tendo um papel mais importante a acessível nesse sentido, pois por meio dela, pode-se criar novos ambientes com uma maior atuação social, e também chegar e abrir espaço em lugares em que a vestimenta não chegaria com a mesma facilidade. Como exemplo, há a disposição de espaços criados pela a arquitetura ao longo das cidades que contribui para a influência da moda, que caminha junto com os ideais da obra, o que é uma grande responsabilidade para com os seres diretamente afetados por isso.
     Ao perceber isso, nota-se que ambas as áreas se influenciam diretamente, no entanto, tendo um papel social mais direto, a arquitetura deve não só reconhecer seu papel principal na sociedade, como também ter a noção de que, mesmo trabalhando com a individualização do ser, há uma questão social na sua atuação, sendo essa direta e indiretamente, o ponto de partida para uma mudança da sociedade e também da influência de outros campos como a moda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário